set
Quer aprender como abrir uma empresa do zero realizando todos os processos fundamentais e seguindo todas as etapas e burocracias da forma correta?
Confira abaixo as principais respostas a todas as suas dúvidas sobre abertura de empresas e um passo a passo completo de como abrir uma empresa do zero sem mistério e de forma descomplicada.
É caro abrir uma empresa do zero? Quanto custa abrir uma empresa?
Abrir uma empresa do zero demanda alguns custos, entretanto, esses valores podem variar de estado para estado, além de sofrer variações a depender do tipo e categoria da empresa.
Em resumo, os valores com documentações e a contratação de um contador ou uma empresa de contabilidade podem variar de R$400 a R$1.500.
Quanto tempo leva para abrir uma empresa do zero?
O tempo médio para abrir uma empresa no Brasil é de 1 a 5 dias. Esse tempo pode variar de estado para estado. Além disso, o formato de empresa escolhido também pode implicar na diminuição ou aumento do tempo para conclusão da abertura.
Como abrir uma empresa do zero? Passo a passo
1.PLANEJAMENTO
Estude as características jurídicas do negócio e defina a natureza jurídica da empresa. Após a escolha, defina o tipo de tributação mais adequado de acordo com o provável faturamento do negócio.
2. CÓDIGO CNAE
Empresas são identificadas através do código CNAE. Para consultá-lo é necessário acessar o site do Concla IBGE. Após localizá-lo, verifique se a atividade da empresa é permitida ou impeditiva no Simples Nacional. Caso seja impeditiva, escolha outro regime, como o Lucro Presumido ou Lucro Real.
3. DOCUMENTAÇÃO
Separe todos os documentos necessários para realizar a abertura da empresa do zero.
Documentos do empreendedor:
- RG OU CNH;
- CPF
- Certidão de casamento (se for casado).
- Comprovante de endereço.
Documentos para a empresa:
- Comprovante de endereço comercial onde será a sede da empresa (se for diferente do endereço residencial);
- IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou outro documento que conste a Inscrição Imobiliária, ou Indicação Fiscal do imóvel que irá abrigar o estabelecimento.
4.CONTRATO SOCIAL
O Contrato Social representa o nascimento oficial da empresa contendo todos os dados do negócio. Com todos os documentos em mãos é hora de gerar o contrato social que pode ser emitido na Junta Comercial do estado da empresa ou cartório de registro.
5.CADASTRO
Para garantir o acesso aos portais e canais da Receita Federal e Previdência, é necessário realizar o cadastro no Portal Gov.br com o contrato social em mãos.
6.VIABILIDADE
O sexto passo é solicitar a viabilidade da empresa preenchendo um formulário no site da Junta Comercial do seu estado, gerando um protocolo Redesim.
7.ABERTURA REDESIM + DBE
Com a viabilidade deferida, preencha o sistema do Coletor Nacional dentro do Redesim e gere o Documento Básico de Entrada (DBE)
8. REGISTRO – JUNTA COMERCIAL
Com o DBE gerado e documentos em mãos, realize o processo de abertura no sistema da Junta Comercial do seu estado para dar entrada no pedido de abertura da empresa. Aqui o CNPJ será gerado após o deferimento na Junta Comercial.
9.INSCRIÇÃO MUNICIPAL
Faça a Inscrição Municipal na prefeitura da cidade onde a empresa foi aberta. Para isso, leve todos os documentos gerados nos passos anteriores.
10. LICENCIAMENTO
O último passo consiste no licenciamento que autoriza a empresa a iniciar as atividades e pode ser feito no site da Junta Comercial do seu estado.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/
Foto: Freepik