fev
Fazer uma boa gestão contábil e financeira requer bastante organização dos empreendedores. Todavia, esse empenho traz bons resultados e pode fazer o negócio mudar de nível.
Contudo, a gestão contábil não deixa de ser um desafio, afinal, o empreendedor precisa cuidar das vendas, dos funcionários, dos clientes, do estoque e ainda, se preocupar com as questões burocráticas que envolvem o funcionamento da empresa.
A gestão contábil é importante para administrar as informações e registro da situação patrimonial e financeira da empresa. Além disso, fazem parte dessa rotina a emissão de guia de pagamentos de impostos, emissão de notas fiscais, folha de pagamento, envio de demonstrações fiscais e outras atividades inerentes ao setor.
Como organizar a contabilidade na sua empresa?
Embora as atribuições citadas acima sejam muitas, isso não é tudo. A gestão contábil também possui uma parte estratégica que inclui o uso dos dados coletados a favor do crescimento do negócio.
Os gestores utilizam os dados da gestão contábil para traçar metas que vão levar o negócio ao seu principal objetivo. Por isso, é importante que essa área seja bem estruturada.
Confira algumas dicas!
Tenha organização – Registre as receitas e despesas
Saber exatamente tudo o que entra e sai do caixa da empresa é o básico para empreendedores que buscam a prosperidade do negócio. Por isso, é fundamental fazer esses registros.
Isso pode ser feito em planilhas ou softwares especializados, esses dados são utilizados para confecção de relatórios que ajudam na tomada de decisões do gestor. Além disso, são anexados comprovantes de compra e venda, notas fiscais, extratos bancários, contratos com fornecedores, fluxo de caixa e etc.
Além de ficarem armazenados na empresa, essas informações são enviadas à contabilidade para realizar o balanço patrimonial e demais relatórios contábeis.
Crie um calendário de tributos e impostos
Manter a empresa regularizada perante a legislação evita o pagamento de juros, multas e outros problemas com o fisco.
Essa é uma obrigatoriedade de qualquer empresa, portanto, é melhor ter uma organização no setor para evitar atrasos.
Geralmente é a contabilidade que envia as guias de pagamentos, as datas costumam ser sempre as mesmas. Por isso, não é difícil manter esse controle.
Aproveite também para conhecer todos os deveres da empresa, entender sobre os principais tributos a serem pagos conforme o ramo de atividade e ter uma boa comunicação com o contador da empresa podem minimizar os riscos de erros e esquecimentos.
Tenha uma boa parceria contábil
A organização de uma boa gestão contábil começa dentro da empresa, pois é onde os dados são coletados e os registros realizados para enviar a contabilidade.
Esse processo funciona como uma linha de produção, portanto, se o objetivo é garantir bons resultados, não pode haver falhas.
O contador é o profissional responsável por gerir todas essas informações, por isso, é importante encontrar um parceiro engajado em ajudar o gestor a reduzir gastos desnecessários com impostos indevidos e dar outras dicas importantes para o negócio crescer.
Com a contabilidade em dia, o gestor da empresa pode ficar mais tranquilo e dedicar mais esforços para cuidar da atividade principal do seu negócio.
Para aproveitar ainda mais o conhecimento desses profissionais, agende reuniões periódicas para entender como está o andamento do negócio. Dessa forma, o contador poderá exemplificar melhor a realidade financeira da empresa.
Fonte: https://administradores.com.br/
Foto: Freepik