ago
Elevadas alíquotas de tributos no Brasil impactam nas finanças, causando uma perda da lucratividade
A carga tributária no Brasil, como todos sabem, é bastante alta. E esse é um fator que acaba prejudicando muitos negócios, já que é preciso se limitar financeiramente para fazer novos investimentos.
Porém, existem algumas estratégias e técnicas, permitidas pela própria legislação fiscal, que podem reduzir drasticamente a carga tributária. Apesar de muito usadas, a maioria dos empresários ainda não abriu a mente para essas possibilidades ou têm receio de adotá-las e sofrer alguma sanção por parte do Governo.
Além disso, vale lembrar que quanto mais um negócio cresce, mais crescem também os impostos. Sendo assim, será que é possível reduzir custos de maneira legal para conseguir economizar mais?
Na leitura a seguir daremos dicas de como fazer isso sem grandes complicações. Acompanhe!
Planejamento tributário
O primeiro passo para reduzir custos com impostos é realizar um planejamento tributário. Para isso, você precisará levar em conta os seguintes aspectos:
- receita bruta ou faturamento do empreendimento;
- despesas operacionais e trabalhistas;
- margem de lucro;
- histórico de impostos da empresa.
Escolher qual regime de tributação é muito importante. São três tipos: Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Procure a ajuda de um profissional de contabilidade para te orientar.
Organização nos pagamentos
Uma empresa desorganizada atrasa pagamentos. Essa prática impede a ação de reduzir custos, pois multas e acréscimos se acumulam a todo momento.
Além disso, esse descuido pode ser considerado como sonegação fiscal. E então, sua empresa pode ser processada junto à Vara da Fazenda Pública.
Em caso de dívidas, o Governo ainda tem um programa chamado REFIS. Ele se destina a regularizar débitos por meio de parcelamentos. Pague os impostos determinados pelo seu planejamento tributário em dia e fuja de dores de cabeça desnecessárias.
Incentivos fiscais
O empreendedor também pode aproveitar incentivos fiscais para reduzir custos e beneficiar a empresa. Eles têm como objetivo trazer mais desenvolvimento para determinada região, e se o seu setor fizer parte das autarquias de diminuição de impostos, é bom não deixar passar.
Para conseguir o desconto nos valores é preciso atuar de forma a contribuir com a responsabilidade social. Ou então, ter algum programa que contribua diretamente com o crescimento da localidade.
Além de ser bom para o caixa da empresa, é bom também para a marca, que ganha destaque perante a concorrência e a admiração dos clientes.
Redução de custos com recuperações tributárias
A recuperação tributária consiste em recuperar contribuições e taxas que são pagas indevidamente ao Governo. Pode ser que a sua empresa tenha feito algo do tipo, quando ainda não contava com uma empresa de contabilidade para auxiliar.
Sendo assim, é importante fazer o levantamento de todos os tributos pagos até o presente momento e conferir se existe alguma irregularidade do tipo. Se for preciso, chame um contador para fazer a avaliação e a correção monetária, para que sua empresa entre com um procedimento administrativo e tenha o valor de volta.
Com essas práticas, é possível reduzir custos com impostos e se manter dentro do quadro legislativo vigente. E, como consequência, ainda assegurar maior liberdade financeira para os negócios.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/
Foto: Freepik