abr
Sabe aquele sonho de ter mais tempo livre, felicidade e qualidade de vida? Sim, você pode (deve) ter! Para isso, é preciso seguir alguns passos para que seus negócios tenham uma saúde financeira equilibrada.
Já falamos aqui sobre como manter em ordem as contas a pagar e a receber. Agora, você já analisou todos os possíveis riscos em torno do atraso no pagamento de contas da sua empresa? Vamos te ajudar nessa reflexão!
Atrasou o pagamento? Cuidado com os juros e multas!
A correria do dia a dia, o volume de informações e o alto grau de tarefas a cumprir resultam no acúmulo de funções e, por sua vez, no esquecimento de compromissos assumidos previamente. Ou seja, tanto na sua casa quanto na sua empresa, os reflexos dessa vida corrida são evidenciados constantemente.
Quem nunca esqueceu, por exemplo, de pagar uma conta de luz? Nesse caso em específico, além de acarretar em juros, você prejudica diretamente a operação do seu negócio.
O controle das finanças é primordial para o sucesso de uma empresa. Afinal, qualquer conta atrasada resulta em multa ou juros e, dessa forma, o empreendedor acaba desembolsando mais recursos do que deveria.
Dica: Contas a pagar e receber: 7 dicas para sua empresa ter controle das finanças
É preciso ter crédito para prosperar
Linhas de crédito são alternativas adotadas por empreendedores que desejam investir no incremento do seu negócio. E para ter acesso a financiamentos como esses, a empresa precisa estar em dia com seus credores e fornecedores.
Sabe quando uma pessoa física não paga suas contas em dia e acaba tendo seu CPF negativado no SPC e/ou Serasa? Esse é o mesmo caso da empresa que não honra com seus compromissos financeiros: o CNPJ passa a fazer parte do cadastro de negócios inadimplentes e, por sua vez, não obtém crédito com bancos e fornecedores.
Evite correr riscos, mantenha as contas da empresa em dia!
Ninguém quer ter problemas judiciais, não é mesmo?
Uma situação um tanto extrema, mas que ninguém está livre, é a de ser acionado judicialmente pela falta de pagamento. Caso demore muito a quitar dívidas assumidas, o credor tem o direito de procurar resolver essa situação por meio de ações judiciais.
Importante lembrar que além do desgaste gerado, o prejuízo financeiro é ainda maior: arcará com a multa e juros e, também, com os custos referentes à ação. Essa situação também implica na credibilidade da empresa, que terá ainda mais dificuldades em viabilizar novas parcerias em prol dos negócios.
Fuja de situações extremas como essa!
Como organizar os pagamentos?
Apresentamos, aqui, os riscos em pagar as contas da empresa com atraso e você deve estar se perguntando como lidar com tudo isso. É aí que entram as vantagens tecnológicas do mercado moderno. Um software de gestão financeira, por exemplo, é um investimento com retorno certo.
Resumo financeiro, fluxo de caixa que organiza as contas, controle das contas a pagar e a receber, lembretes diários que ajudam a lembrar das contas a vencer, gráficos e relatórios financeiros, e ainda outras tantas funcionalidades, são encontradas no Flua.
Certamente você quer ganhar tempo nas tarefas diárias, concentrando seus esforços naquilo que resultará em lucro para a empresa, e um software para a gestão financeira contribui diretamente para isso.
O crescimento sustentável e a otimização da rotina são possíveis a partir do gerenciamento adequado das finanças da empresa.
Desejamos que a saúde financeira do seu negócio resulte em longevidade e ainda mais lucro para você!
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/